Prefeitura de Selvíria reforça campanha de conscientização sobre a coleta de lixo reciclável

Por Maria Lúcia Fernandes 18/05/2023 - 14:25 hs
Foto: ilustrativa

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com o Instituto Somar Sustentabilidade, vem reforçando a campanha de conscientização sobre a coleta seletiva (lixo que pode ser reciclado), que acontece no Município desde o ano passado.

Em Selvíria, a coleta de lixo orgânico acontece as segundas, quartas e sextas. Já o reciclável (como papelão, alumínio, vidro, papel e plástico) é coletado às terças e quintas.

Para que a iniciativa alcance o objetivo esperado, a colaboração dos moradores é fundamental. "Separar o lixo para ser reciclado é uma atitude simples e que traz diversos benefícios não só ambientais, mas também sociais, econômicos e educacionais", disse a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Camila Lopes Cavalcante.

Coleta

Coleta seletiva é o sistema de recolhimento de diferentes tipos de resíduos sólidos urbanos descartados que resultam das diversas atividades humanas no dia a dia.

Assim, neste tipo de coleta, são considerados materiais que podem ser reciclados papelão, alumínio, vidro, papel e plástico. Para colaborar com a iniciativa, basta os moradores de Selvíria separem estes itens do lixo orgânico, que deve ser colocado em outros sacos ou sacolas.

Orgânicos são, por exemplo, as cascas e restos de frutas, legumes e verduras, sobra de comidas, casca de ovos e restos de podas.

Conscientização

Para conscientizar a população sobre a coleta seletiva, agentes de Saúde ajudarão na distribuição de panfletos, com objetivo de divulgar ainda mais as informações sobre o que é a coleta, o que deve ser separado e como acondicionar o lixo, além das datas que os caminhões estarão passando para coletar os materiais.

Segundo Kelly Cristina, do Instituto Somar Sustentabilidade, a coleta seletiva do lixo é uma poderosa ferramenta de educação ambiental, alimenta a cadeia de reciclagem de materiais, diminuindo a poluição e o desperdício de recursos naturais. “A coleta seletiva contribui, portanto, para a sustentabilidade ambiental, social e econômica, por meio da economia de recursos naturais, educação para consumo consciente e inclusão de catadores. Os benefícios dos programas são diversos e abrangem vários segmentos e setores de uma comunidade, em que cada um faz sua parte em prol de todos", disse Kelly.

Por: ASSECOM/ Foto: Ilustrativa